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Perguntas Frequentes - Serviços Utilizados no dia-a-dia

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1)A impressora não está imprimindo. O que devo fazer?

Em primeiro lugar verifique se o seu computador está conectado a uma rede, pois na Reitoria o funcionamento das impressoras depende dessa conexão. Estando o computador conectado à rede, verifique o painel da impressora a fim de certificar-se de que não houve atolamento de papel e de que a impressora esteja com papel na bandeja. Se o painel da impressora não estiver com nenhum aviso de erro, faça a abertura de chamado que a DTI trabalhará na resolução do problema.

 

2)Preciso digitalizar um documento, mas não lembro os passos. Como proceder?

O procedimento de digitalização é bastante simples. Para digitalizar documentos tanto de uma página como de páginas múltiplas, pode ser utilizado o vidro do scanner ou o ADF, alimentador que fica na parte superior da impressora e permite a colocação de até 30 páginas concomitantemente.

Para digitalizar apenas uma página: Estando posicionado no vidro ou no ADF o documento a ser digitalizado (cuidar a posição indicada na impressora, pois o texto deve estar para cima), deve-se pressionar no painel da impressora a Tecla SCAN, apertar o número 1 no painel do fax e, posteriormente, apertar o Botão START à direita na impressora. O arquivo digitalizado será enviado para a pasta programada na impressora. Todos os computadores têm um atalho para essa pasta na Área de Trabalho.

Para digitalizar documentos de mais de uma página: Estando posicionado no vidro ou no ADF as páginas a serem digitalizadas (cuidar a posição indicada na impressora, pois o texto deve estar para cima), deve-se pressionar no painel da impressora a Tecla SCAN, apertar o número 1 no painel do fax e, posteriormente, apertar o Botão START à direita na impressora. Se as páginas estiverem no ADF, serão puxadas uma a uma e ao final será gerado um arquivo PDF único na sequência em que as páginas foram digitalizadas. Para digitalizar documentos de páginas múltiplas utilizando o vidro do scanner, as páginas precisarão ser colocadas uma a uma e depois que a máquina digitaliza cada página deve-se colocar a próxima e apertar START. Quando não houver mais páginas a serem digitalizadas, apertar a Tecla ENTER.

O arquivo digitalizado será enviado para a pasta programada na impressora. Todos os computadores têm um atalho para essa pasta na Área de Trabalho.

Todas as impressoras estão configuradas para digitalizar em PDF colorido e com uma resolução que permite uma boa visualização posterior. Se for necessário digitalizar para outro formato de arquivo ou com resolução diferente, abra um chamado que a DTI irá auxiliá-lo.

 

3)E para tirar uma cópia, como faço?

Da mesma forma que o scanner, para se fazer cópia pode-se utilizar o ADF ou o vidro da impressora. Deve-se cuidar a posição da folha. Para fazer a cópia após posicionado o original, é só apertar START. É possível fazer cópias de documentos frente e verso apertando a Tecla DUPLEX.

 

4)Minha Internet caiu. E agora?

Em primeiro lugar verifique algum outro site. Pode ser que somente a página que você tenta acessar esteja indisponível. Se não estiver acessando nenhum site, procure o ícone próximo ao relógio, no canto inferior direito do monitor. O status da conexão de rede sem fio deverá aparecer como CONECTADO. Se estiver desconectado, procure reconectar. Se estiver com um ponto de exclamação e o aviso de Conectividade nula ou limitada, clique com o botão direito do mouse e selecione REPARAR. Se esses passos não resolverem o problema, entre em contato com a DTI.

 

5)Levei meu netbook/notebook para casa e tirei o IP da Internet da Reitoria. Como faço para colocar novamente?

Para conectar os netbooks/notebooks institucionais à Internet na Reitoria não há necessidade de inserir a configuração de IP, pois ao colocar a senha das redes wireless, a conexão se dará normalmente. Porém, estando o equipamento sem o IP não há possibilidade de acessar as impressoras na rede. Em caso de seu equipamento ter um endereço IP que você não lembra siga os seguintes passos:

 

Para remover e recolocar esses endereços siga os passos abaixo:

Usuários do Windows 7: No canto inferior direito do monitor, próximo ao relógio, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da Conexão de Rede sem Fio (normalmente são cinco barras verticais).

- Após clicar com o botão direito, selecione ABRIR A CENTRAL DE REDES E COMPARTILHAMENTO;

- Na tela que abrir, selecione no menu à esquerda ALTERAR AS CONFIGURAÇÕES DO ADAPTADOR;

- Na próxima tela aparecerão os adaptadores de rede do computador. Procure o que tem o nome de CONEXÃO DE REDE SEM FIO ou algo semelhante. Clique com o botão direito e selecione PROPRIEDADES;

- Na janela que abrir, role a barra até encontrar a opção Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4) e dê um clique duplo nesta opção;

- Na janela que abrir é onde você deverá apagar ou digitar os dados de endereço IP, máscara, gateway e DNS especificados acima. Feito isto, basta dar OK nas janelas e a configuração será salva. Como mencionamos, esse processo é o mesmo tanto para tirar as informações do IP, como para adicioná-las novamente.

 

6)Meu computador está um tanto estranho. Como posso fazer para tentar melhorar seu desempenho?

Com o uso diário do computador e a instalação e desinstalação de programas e aplicativos, a máquina acaba ficando mais lenta e passam a ocorrer as famosas “travadinhas”. Para melhorar o desempenho, o usuário pode desinstalar programas desnecessários, desfragmentar o disco e executar o software CCleaner que está instalado nas máquinas. Com o CCleaner, na opção LIMPEZA o usuário pode selecionar o que deseja excluir (arquivos temporários, cookies, etc), clicar em analisar e depois em Executar Limpeza. Na opção REGISTRO, o programa verifica erros no registro do Windows e efetua as devidas correções, bastando clicar na opção PROCURAR ERROS e depois em CORRIGIR ERROS SELECIONADOS. Não é necessário fazer backup do registro antes de corrigir os erros encontrados. Uma dica sempre importante é estar atento aos resultados das verificações do antivírus e acionar a DTI sempre que o computador pareça estar infectado.

 

7)Preciso abrir um arquivo do Word ou Excel, mas o BrOffice não é compatível. O que vou fazer?

Todos os computadores da Reitoria possuem o Offocie, mas para quem quiser ou necessitar usar o BrOffice, o programa é compatível com o pacote Office e abrirá quaisquer arquivos de extensões .doc, .xls, .ppt, etc. Do mesmo modo, os arquivos criados e modificados no BrOffice também poderão ser abertos e editados no Microsoft Office. Eventualmente, podem ocorrer algumas mudanças na configuração, mas somente em alguns casos específicos.

 

8)Recebi por e-mail um arquivo compactado. Como faço para descompactá-lo?

Arquivos compactados estão normalmente no formato RAR ou ZIP. A maioria dos computadores da Reitoria têm instalado o programa 7-Zip que é um compactador/descompactador de arquivos gratuito.

Normalmente quando você tenta abrir um arquivo RAR com um clique duplo, aparecerá uma mensagem perguntando com qual programa você deseja abrir o arquivo. Aconselhamos que o procedimento fosse feito de outra forma, ou seja, clicar com o botão direito no arquivo e na opção 7-Zip do menu que abrir, selecionar a opção EXTRAIR AQUI. Os arquivos serão extraídos para uma pasta que terá o mesmo nome do arquivo compactado e no mesmo local onde esse arquivo está salvo.

 

9)Copiei um arquivo do pen drive para a Área de Trabalho e não consigo abrir. O que houve?

Esse é um problema comum que ocorre no dia-a-dia. Quando clicamos com o botão direito em algum arquivo de um pen drive ou outro dispositivo externo existe a opção ENVIAR PARA e passando o mouse sobre ela aparecerá a opção ÁREA DE TRABALHO (CRIAR ATALHO). Muito cuidado com essa opção, pois ela apenas criará um atalho de seu arquivo na Área de Trabalho do computador. Quando você tentar abrir o arquivo sem o pen drive conectado à máquina, surgirá uma mensagem de erro, pois o Windows buscará o arquivo no pen drive e não conseguirá localizar.

Para evitar esse problema sempre que necessitar copiar um arquivo de um pen drive para o computador, utilize o tradicional COPIAR e COLAR.

 

10)Preciso transformar em PDF um arquivo de texto ou planilha eletrônica. Como fazer isso? E fazer o inverso, também é possível?

Para salvar um arquivo de texto, planilha ou apresentação em PDF, o próprio Office é uma ótima solução. Em qualquer arquivo que estiver aberto no Office, no menu ARQUIVO em SALVAR COMO existirá a opção PDF na caixa TIPO. Selecionando essa opção você poderá salvar o seu arquivo no formato PDF.

Outra possibilidade é a utilização de impressoras PDF, como o PDF Creator que está instalado nos computadores da Reitoria. Nesse caso, o programa aparecerá como uma impressora no computador e você poderá transformar qualquer arquivo ou até página da Internet em PDF. O procedimento é simples, bastando selecionar a opção IMPRIMIR. Porém, ao invés de selecionar a impressora real, você seleciona a opção PDF Creator e dá OK. Aparecerá uma tela perguntando onde deseja salvar o arquivo. Basta colocar um nome e selecionar o local desejado.

O Procedimento inverso, ou seja, transformar um arquivo PDF em documento de texto, é mais complicado. Existem softwares na Internet que prometem fazer o trabalho, mas a maioria deles bagunça totalmente o arquivo, além de normalmente serem programas pagos, não podendo ser instalados sem a compra de licença para uso. Para quem quiser tentar, indicamos o site http://www.convertpdftoword.net/. Nele você seleciona o arquivo em PDF e depois clica em Convert and Download para baixá-lo em formato DOC. É possível que alguns tipos de arquivos, principalmente se tiverem tabela e gráficos, não sejam convertidos corretamente.

 

11)Como faço para ligar o projetor multimídia?

Muito simples. Basta conectar uma ponta do cabo de vídeo no notebook ou PC e a outra ponta no projetor. Ligando o projetor ele automaticamente detectará a imagem, bastando apenas regular a altura, a distância da tela ou parede e o zoom para aumentar ou diminuir a projeção.

 

12)No meu computador tenho o Internet Explorer e o Mozilla Firefox. Qual navegador eu devo utilizar?

Fique à vontade para optar. Algumas páginas funcionam melhor com um ou outro navegador. Costumamos deixar como padrão nos computadores da Reitoria o Mozilla, pois apresenta melhor compatibilidade com os sites e sistemas mais utilizados no dia-a-dia.

 

13)Como faço para manter o meu pen drive protegido?

Nos computadores da Reitoria está instalado o programa Panda USB Vaccine. Sempre que um pen drive é conectado em uma porta USB, o software apresenta a opção “VACCINATE USB”. Clicando nessa opção, o usuário protege o pen drive contra muitos tipos de ameaças e evita também que eventuais infecções existentes no pen drive possam contaminar o computador. Uma vez vacinado o pen drive, não é necessário fazê-lo novamente quando conectar o dispositivo em outra máquina. Se você não tiver esse software instalado em sua máquina, solicite à DTI a instalação.

Autor: admin
Criado em 18-08-2011 17:10
Última atualização em 07-03-2012 13:47
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